Você esta em - Home / Artigos / Roncos e Apneia do Sono

Roncos e Apneia do Sono

O Ronco é um sintoma que tem causas variadas entre as diferentes pessoas, sendo necessária uma avaliação médica e/ou exame de polissonografia para a investigação da sua origem.

O Ronco é o som que é produzido quando, ao respirar durante o sono, as vias aéreas superiores estão estreitadas, dificultando o fluxo de ar. O estreitamento pode ter várias causas:

  • 1- Amígdalas aumentadas por uma inflamação passageira;
  • 2- Alterações do formato da mandíbula e maxilar;
  • 3- Alterações no formato do nariz;
  • 4- Aumento da circunferência do pescoço por aumento de peso.

Dormir de peito pra cima e ingerir bebidas alcoólicas costumam piorar o estreitamento das vias aéreas e podem intensificar o sintoma.

Para a maioria das pessoas, roncar está associado a uma má qualidade do sono e a implicações sociais importantes. Pacientes que roncam muitas vezes apresentam sonolência diurna, sensação de sono não reparador e redução da capacidade laboral, além das questões relacionadas às pessoas que dormem no mesmo ambiente e se veem incomodadas com o barulho excessivo causado pelo ronco.

É relativamente comum que os roncos ocorram em um contexto clínico de uma síndrome chamada apneia obstrutiva do sono. Nessa síndrome, o fluxo de ar que passa pelas vias aéreas durante o sono é tão reduzido que ocorre uma queda da saturação de oxigênio e um estado de inflamação crônica do organismo. Essa situação pode levar ao aumento dos níveis pressóricos e maior incidência de doenças cardiovasculares, como o AVC e o infarto do coração.

Desta forma, é importante investigar todos os casos de roncos para que seja determinada a causa do sintoma e instituído o tratamento adequado para cada caso. A polissonografia, exame que investiga as doenças do sono, é o exame diagnóstico indicado para a avaliação dos roncos e da apnéia do sono. O tratamento é importante pois ajuda a prevenir doenças cardiovasculares e reduz a sonolência diurna, melhorando, dessa forma, a qualidade de vida.