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Cuidados com o sono

Existem algumas medidas não farmacológicas que ajudam a melhorar a qualidade do sono. Essas medidas são conhecidas como higiene do sono e são recomendadas para todas as pessoas, especialmente para aquelas que tem insônia ou algum outro distúrbio do sono.

Segue abaixo uma lista de hábitos de higiene do sono:

  • Ir para a cama apenas quando estiver com sono e houver alguma possibilidade de dormir;
  • Manter regularidade nos horários de dormir e acordar;
  • Tomar um banhopara relaxar antes de dormir;
  • Manter o quarto limpo, arrumado, em temperatura agradável, silencioso e escuro;
  • Evitar assistir TV, usar computador, tablet ou celular no quarto. Desligar esses equipamentos uma hora antes de dormir;
  • Evitar o consumo de bebidas alcoólicas e alimentos excitantes como refrigerantes, achocolatados e café após às 16 horas;
  • Fazer uma refeição leve no jantar, entre 19 e 20horas;
  • Realizar exercícios físicos (de preferênciano começo do dia);
  • Evitar pensar em problemas ou fazer planejamentos do dia seguinte quando já estiver deitado na cama;
  • Ao acordar, deixar o quarto iluminado naturalmente.

Essas medidas podem ser suficientes para resolver alguns casos de insônia ou de má qualidade do sono. Caso elas não sejam suficientes, pode ser necessário outro tipo de abordagem, como por exemplo o uso de medicamentos.

Sempre que houver algum distúrbio do sono, é importante realizar uma consulta com médico especialista em sono para que a causa do problema seja diagnosticada e seja instituído o tratamento adequado.